Aécio Neves x Eduardo Campos

Aécio Neves e Eduardo Campos são dois candidatos diferentes, com propostas diferentes e formas diferentes de pensar. Se você achar que eles são parecidos é porque está precisando pesquisar um pouco mais sobre os dois.

Essa semana eu tive a oportunidade de assistir às sabatinas dos dois candidatos promovida pelo SBT, UOL, Folha de São Paulo e Rádio Jovem Pan e percebi as diferenças.

Vou logo dizendo que achei Eduardo Campos melhor do que Aécio Neves. O motivo? Simples: Aécio parece pensar muito alto, suas propostas parecem ser muito altas e depois que ganhar a eleição vai ficar difícil de cumprir as promessas. Já Eduardo pareceu ser mais pé no chão, mais realista. Não promete um sonho, mas o que fala dá a certeza a quem tá ouvindo de que ele cumprirá.

Eduardo Campos foi governador aqui de Pernambuco durante dois mandatos, e com grande aprovação. Ele melhorou muito as coisas por aqui. Melhorou a saúde (para quem não sabe foi ele quem criou os UPAs, que depois Lula levou para o Brasil inteiro), criou e ampliou hospitais, melhorou a educação, dando tablets-PC para alunos da rede pública e dando chance a eles de estudarem o ensino médio fora do país por 6 meses com tudo pago.

Na sabatina, Eduardo Campos disse que era a favor do passe livre para estudantes. No outro dia, Aécio disse que isso não era possível de se fazer. Eduardo Campos disse que quer fazer escolas integrais; Aécio disse que isso é responsabilidade dos municípios. Ou seja, coisas simples que melhorarão muito o Brasil não é possível para Aécio. Sobre o passe livre para estudantes, veja a minha opinião clicando aqui.

O problema de Aécio é que ele fala de uma forma bem animada, deixando as pessoas animadas também, e esperançosas de que ele irá conseguir fazer tudo aquilo que diz. “Vamos deixar o Brasil melhor!”, “Vou re-estatizar as empresas privatizadas!” (como se isso fosse fácil de fazer), “Vou devolver a Petrobras aos brasileiros!” (Dilma disse em 2010 que não ia privatizar a Petrobras porque era dos brasileiros, e hoje faz leilões de algumas partes do pré-sal), ”Vamos fazer isso!”, “Vamos fazer aquilo!”. São frases como essas que Aécio Neves usa, frases de efeito. E dão muito certo: durante toda a sabatina ele foi muito aplaudido pela plateia, ao contrário de Eduardo Campos, que foi aplaudido poucas vezes.

Outro ponto que não gostei de Aécio é que ele critica duramente o governo do PT (Lula e Dilma) e elogia muito o de Fernando Henrique Cardoso. Ele diz que o governo de Lula não seria possível se FHC não tivesse feito tudo o que fez. Ele elogia muito o governo de FHC e sua pessoa, e o governo do PT não presta. E ele ainda diz que não quer ganhar as eleições para colocar o seu partido para cima, para dar essa vitória ao seu partido; ele diz que quer ganhar as eleições porque quer mudar o Brasil! (U-HU!). Ah, fala sério… ele critica o PT, fala bem do governo de FHC e não quer ganhar as eleições também porque quer dar essa vitória ao seu partido?

Outra prova disso, é que quando perguntado sobre o escândalo de compra de votos do governo de FHC ele enrola e não responde, e depois diz: “Não vamos discutir o passado, vamos olhar o presente e fazer o futuro, é isso o que os brasileiros querem!”. Correto, concordo com essa frase, mas o problema é que ele evita falar dos erros do passado do seu partido, mas gosta de falar dos erros do PT.

Já Eduardo é diferente. Ele reconhece o que o governo de FHC fez de bom e critica o que fez de ruim. Ele reconhece o que o governo do PT fez de bom e critica o que fez de ruim. Perguntado por um dos jornalistas se não era contraditório ele ter trabalhado com Lula e ter apoiado ele com o seu partido, o PSB, e agora ser candidato à presidência e criticar o PT, ele diz claramente que o governo de Lula foi bom e o de Dilma foi ruim. Ele diz que não está criticando o PT e sim a pessoa que governou o país, que faz a diferença. Ele critica Dilma e diz que pela primeira vez na história da democracia um presidente vai entregar o país pior do que recebeu, porque todos os outros sempre entregaram melhor do que receberam.

Eduardo é mais sincero, mas verdadeiro, mais realista com suas propostas. Aécio só fala muitas palavras bonitas para conseguir votos e depois que ganha, já dá pra ver né, não consegue cumprir metade das promessas.

Pelo menos foram essas as impressões que eu tive nas sabatinas. Vamos ver se eu mudo de ideia ou se permaneço com a mesma opinião depois que começarem os debates eleitorais e os programas políticos.

Anúncios
Aécio Neves x Eduardo Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s