Vivendo e reaprendendo

A vida é um eterno aprendizado, mas chega um momento que você acha que já sabe de tudo e quer que as coisas andem mais rápido quando vai tentar fazer a mesma coisa que você já fez um dia.

Um exemplo disso é o que está acontecendo comigo, com o meu blog Mundo Geek: segui o conselho de dois grandes blogueiros e deixei de postar resenhas de livros e filmes no Fique Sabendo!. Um dos blogueiros me disse que se as postagens tinham sucesso num blog, elas também teriam em outro. Eu pensei que isso fazia sentido porque a maior parte das minhas visitas (para as resenhas) vinha de redes sociais. O problema é: no começo das resenhas, ainda no antigo blog, eu não divulgava em algumas redes sociais que eu divulgo hoje, e quando eu não divulgo nelas a diferença de visitas é muito grande. Antes não tinham essas redes sociais e eu conseguia um número razoável de visitas, que hoje é um sacrifício para conseguir se eu não divulgar o link nelas.

É aí que tá: quando comecei a postar as resenhas no Fique Sabendo! pensei em aumentar o público. E como eu já tinha um público estabelecido, muitos seguidores, e visitantes diários, as pessoas liam as minhas resenhas por lá. Agora que estou começando um blog do zero é que estou sentido como é difícil esse começo. Já tava esquecido como é que era. É ruim quando você tem um blog com boas visitas mensais e cria outro, e vê os números tão baixos. Você fica acostumado com os grandes números, e fica impaciente e desanimado com os números baixos do novo blog.

O meu caso é um blog, mas isso acontece na vida das pessoas, como a quantidade de vendas caindo na empresa, ou o vendedor que já não vende tão bem quanto vendia antes, ou o salário que abaixou por causa de uma mudança de emprego, etc.

Voltando aos blogs, essa mudança parece ter sido a coisa certa a ser feita. Um dos autores do outro blog disse que ficou mais organizado assim. Ele disse que gostava das resenhas, mas ficava bagunçado porque um assunto não tinha nada a ver com o outro.

Eu só espero conseguir fazer esse blog crescer e fazê-lo se tornar conhecido, com um público fidelizado. Vai ser difícil, eu sei. Agora eu me lembrei que os resultados de um blog só chegam à longo prazo, então paciência.

Enquanto isso vou fazer a mesma coisa que eu fazia no começo do Fique Sabendo!: parcerias com outros blogs. Para um blog que está no início é uma grande ajuda. Tem também os agregadores, mas é difícil ter um link aprovado, principalmente porque no caso do Mundo Geek só são resenhas e opiniões, não tem notícia.

E é isso aí! É vivendo e aprendendo, ou vivendo e reaprendendo.

Vivendo e reaprendendo

Deixe um comentário

