Xuxa na Record

Uma surpresa!

Estou surpreendido com a notícia de que Xuxa foi para a Record. E dessa vez não é boato, é oficial. Engraçado é que teve duas vezes que a notícia “Xuxa está na Record” saiu, mas como boato, e teve a repercussão maior do que a notícia oficial. Já tá lá no site da Record o anúncio que a emissora e a apresentadora irão fazer uma coletiva de imprensa no dia 5 de março, que será o anúncio oficial.

E o motivo de eu estar surpreendido desse jeito é que tem coisas que são inimagináveis. Quem já imaginou que um dia Xuxa ia sair da Globo e iria para a Record? E quem consegue imaginar Angélica, Luciano Hulk, Faustão, Ana Maria Braga e Fátima Bernardes fora da Globo? Ninguém consegue, porque artistas da Globo são muito bem pagos, e têm uma carreira segura lá.

Outra surpresa inimaginável que eu tive essa semana foi a notícia de que a Sony pretende à longo prazo deixar de vender eletrônicos. Quem imaginaria que isso um dia iria acontecer?!

O motivo

Mas o que era inimaginável aconteceu, e Xuxa trocou Globo por Record. O motivo é que lá a sua carreira não estava boa. O seu programa não era bom, não dava a audiência que a Globo queria, e foi só ela se afastar por motivos de saúde que perdeu o espaço definitivamente. Ela queria voltar a fazer o programa e já estava recuperada, mas a Globo disse que não tinha espaço na grade de 2015. E tem sim espaço, era só colocar ela no seu antigo dia e horário, que hoje é ocupado pelo Cine Fã Clube. Então a Globo estava dizendo praticamente isso: “Xuxa, a gente não te quer mais, porque você já não dá mais o mesmo rendimento de antes”.

Ela teve uma reunião com a Globo em dezembro do ano passado, e em janeiro é que sairia o resultado definitivo, depois da análise da Globo. E não deu em nada.

Outro motivo para isso ser inimaginável era que apesar de ela estar mal na Globo, o seu nome ainda é forte, atrai anunciantes, e ela ainda vendia muito bem os seus produtos na Globo Marcas, incluindo seus DVDs. A audiência do Planeta Xuxa, que estava sendo reprisado no Viva era boa (e agora que ela assinou com a Record, a Viva já não está mais passando o programa), e os seus programas infantis ainda passavam na Globo Internacional, com boa audiência também. Mas pelo visto, a única coisa que foi levada em consideração nessa negociação foram os resultados da Rede Globo em si, e não o das outras empresas do grupo.

A audiência

Aí eu fico pensando, será que foi bom negócio para Xuxa sair de uma emissora que é líder de audiência e ir para outra que briga por cada ponto (e às vezes até por décimos) para manter a vice-liderança? Se a diferença de audiência entre Globo e Record fosse pequena, essa mudança de emissora não faria diferença, mas a Record não tem nem metade da audiência da Globo.

Então você pensa: se na Globo Xuxa estava dando pouca audiência e com dificuldade de se manter na liderança, muitas vezes perdendo para Pica-Pau da própria Record, imagina então na Record, que não tem a mesma audiência da Globo? De certa forma essa mudança representa uma queda na carreira de Xuxa, e representa, ao mesmo tempo, um recomeço, uma segunda chance que ela está tendo de mostrar que sabe fazer. Agora só vai depender da Record.

Só espero que ela não perca para as novelas do SBT, porque se isso acontecer, seria chegar no fundo do poço.

O programa

Por enquanto o que dizem é que Xuxa terá um programa diário que ficará à tarde. Não concordo muito com isso, porque Xuxa é uma artista de grande porte e merece ter um programa semanal. Quem faz programas diários são os artistas não tão prestigiados. Pelo menos na Record e SBT é assim que funciona. Na Globo, não tanto, já que Fátima Bernardes tem um grande prestígio e faz um programa diário. Veja como vai ficar na Record: Xuxa faz um programa diário, e Sabrina Sato um programa semanal. Não deveria ser o contrário?

Mas tudo bem, vamos pensar que isso está mudando, e por isso a Record irá colocá-la diariamente e à tarde. Como seria o programa? Sabemos que a Record não sabe fazer programas de entretenimento muito bem, e para chamar audiência tem que colocar sensacionalismo (Domingo Show, Programa da Tarde), drama (Hora do Faro), ou muita música o tempo todo sem conteúdo (Programa da Sabrina). Então como seria o programa de Xuxa?

Para essa troca ter valido a pena, o programa tem que ser pelo menos decente, não ter jornalismo, sensacionalismo e nem só música o tempo todo para comer o tempo do programa. Tem que ter conteúdo de verdade, conteúdo bom, se não vai ser ruim pra Xuxa que vai ter que se passar para isso, e ruim para a Record também, que fez um investimento tão alto para não ter o retorno esperado, algo parecido com o que aconteceu com Gugu em 2013.

A concorrência

Mesmo assim estou torcendo para que o programa dê certo, que ele seja bom de verdade, sem sensacionalismo, nem apelações. Que ele seja um programa no nível de Xuxa, e o principal, que ele consiga boa audiência. Estou torcendo para que Xuxa consiga consolidar a vice-liderança e não perca das novelas do SBT, para quem sabe, assim, o SBT acorda de uma vez por todas e faz um programa vespertino também. E quem sabe, se ela incomodar a Globo, poderemos ver o projeto de um programa para substituir a Sessão da Tarde e Vale a Pena Ver de Novo sair do papel?

Se tudo isso acontecesse seria um movimento muito grande nas emissoras, e o telespectador é que iria ganhar, com mais conteúdo e mais opções de programa para assistir.

Na próxima postagem vou falar sobre as estratégias da Record para reconquistar a vice-liderança isolada e quem sabe, voltar a incomodar a Globo.

Anúncios
Xuxa na Record

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s