O que eu quero estudar

Eu já estou cansado de estudar. Cansado de estudar coisas inúteis. Passei todos os anos de escola vendo todas aquelas matérias desnecessárias para a vida, com aqueles assuntos difíceis que deixam os alunos aflitos.

Depois fui para a faculdade. Só mais uma etapa do que a sociedade diz que você tem que fazer na sua vida. Você tem que fazer uma faculdade para ter um emprego melhor e ganhar melhor. Mas isso não passa de uma teoria. Se você não faz Engenharia ou Medicina, é bem capaz que você não tenha esse progresso todo que dizem por aí.

Tem também aquela questão que eu já falei aqui: o discurso batido de que existem oportunidades, mas não existem pessoas qualificadas. Papo furado. Hoje estou fazendo faculdade de Administração e nunca consegui um emprego porque todas as empresas exigem experiência. E não é qualquer experiência: tem que ser a experiência naquelas tarefas que eles precisam. E aí entramos naquele caso já discutido sobre a inutilidade do estágio.

Graças a Deus passei num concurso e hoje eu tenho uma previsão de futuro. Hoje eu sei que eu vou trabalhar um dia. Antes eu não sabia se ia ou não trabalhar daqui para 2016, quando eu vou acabar a faculdade. E se fosse trabalhar, seria em que segmento? Em que atividade? Em que setor? Eu estava desesperado, colocando currículo para trabalhar como vendedor de loja, atendente de fast food. Coloquei currículo para tudo. Eu apenas queria um emprego para começar a ter uma carreira profissional, com a esperança de que com os anos eu crescesse na empresa.

Mas eu consegui pouquíssimas entrevistas, e em todas elas eu não fiquei. Hoje eu não procuro mais emprego, e estou mais focado em outros concursos públicos, já que já passei em um. Esses concursos são para nível médio, e mais uma vez a faculdade está sendo inútil.

Eu espero, sinceramente, que um dia esse diploma me seja útil para alguma coisa, que ele faça a diferença na minha vida, mesmo que eu esteja trabalhando no setor público.

Na faculdade eu não estou aprendendo nada útil. Não se compara com a inutilidade do Ensino Médio, mas mesmo assim. Sobre Administração de Empresas em si eu não aprendi nada. É só teoria, teoria e mais teoria. Tudo inútil, tudo coisas que não vamos aplicar na prática.

Já estou sem vontade de estudar, desanimado. E sinceramente, eu aprendi sobre Administração de Empresas DE VERDADE com os cursos online e gratuitos do Sebrae. Só fiz esses cursos para completar as horas da atividade complementar da faculdade, mas aprendi muita coisa, e gostei muito.

Estou pensando em fazer uma pós-graduação, mas sei lá, fico desanimado quando me lembro que terei que prolongar os meus estudos por mais um ano e no fim fazer mais um TCC, que todo mundo fala que é tão difícil. Talvez eu faça para ver se isso me ajuda num futuro concurso público de nível superior (que conta pontos porque é um nível a mais).

A única coisa que eu ainda tenho vontade de estudar é Inglês. Isso eu tenho muita vontade e não vou cansar, porque não é uma obrigação, mas um objetivo. É um sonho. Um dia eu vou falar Inglês fluentemente e viajar para outros países. Enquanto nem eu e nem meus pais tem dinheiro de pagar o curso, eu estou estudando em casa, sozinho, e já aprendi algumas coisas que eu não sabia antes. Qualquer coisa que eu conseguir aprender antes do curso vai ser bom porque eu já vou chegar lá com um conhecimento prévio. E quem sabe eu já não consigo chegar a outro nível da língua e pular alguns módulos do curso, né? Essa é a minha meta: chegar pelo menos no nível intermediário enquanto estudo sozinho.

Outra coisa que eu tenho vontade de estudar é Teologia. Mas eu não quero ser um pregador e nem nada. Eu apenas tenho a curiosidade de saber mais sobre a Bíblia, eu quero conhecê-la mais. A Bíblia é um livro incrível, mas é muito complexo, e com a Teologia eu iria aprender muita coisa. Eu iria aprender mais sobre história e cultura, coisas que eu gosto muito, e sobre a sua aplicabilidade nas nossas vidas.

Já que eu me dava bem em História na escola, e esse é um dos meus interesses no estudo de Teologia, talvez também faça História, mas isso num futuro distante. Também seria só para eu saber mesmo, só para mim. Não quero ser professor e nem trabalhar com isso.

Antigamente eu queria fazer Psicologia, mas depois que eu desanimei com Administração também desanimei dessa ideia. Recentemente eu fiz uma pesquisa para saber a grade curricular do curso, e me assustei porque tem muitas coisas diferentes e profundas, que parecem ser difíceis (porque entender a mente humana é difícil). Tem também matérias de biologia, e Anatomia. Tem aulas práticas em laboratório. E essas coisas que se referem a Biologia e a coisas da área de saúde eu não me dou bem. Biologia foi uma das matérias que eu tive dificuldade no Ensino Médio, então não vou fazer uma faculdade que tem que estudar o corpo humano. E são 5 anos de faculdade. Administração são 4 anos.

Então desisti dessa ideia e percebi que essa não é a minha área, mesmo eu achando tão interessante a complexidade da mente das pessoas, suas formas diferentes de pensar, ser e agir, os seus porquês.

Atualização 02/04/2016: voltei a ter vontade de estudar Psicologia de novo, e fazendo uma nova pesquisa descobri que essas cadeiras de Biologia e Anatomia eram de uma faculdade apenas, e olhando as grandes de outras faculdades essas matérias não existem. Isso me deixou mais tranquilo. Fim de atualização.

Entender verdadeiramente os motivos das outras pessoas é o que falta na sociedade em que vivemos. Tudo é imposto pela sociedade por regras e se você não seguir as pessoas já torcem o nariz para você. Mas por que aquela pessoa pensa diferente? Quais são os motivos dela? Quais foram as coisas que ela passou na sua vida que a fizeram pensar dessa forma? Quais foram as suas influências? Se as pessoas parassem para pensar mais dessa forma sobre as outras, todos seriam mais felizes e respeitariam as diferenças.

Esse exercício deve começar pela família, que é a parte mais básica da sociedade. O pai e a mãe tem que entender o filho, mesmo que ele seja tão diferente deles. E o filho deve entender o seu irmão e os seus pais. Um deve se colocar no lugar do outro.

Gosto muito dessas coisas, mas depois de ver a grade curricular de Psicologia vi que não dá para mim. Talvez um dia, daqui a muitos anos, eu mude de ideia. Mas essa seria uma atitude louca, porque eu sei que se fizer essa faculdade vou me estressar mais do que se fizesse outra mais simples, porque vão ter matérias que eu vou ter mais dificuldade.

Isso é o que eu gosto de estudar. Isso é o que eu quero estudar. Administração é o trabalho com que eu mais me identifico e não me arrependo de ter feito essa escolha para a faculdade. Trabalhar é necessário (um mal necessário), por isso você tem que ter uma formação para não ser um faz-tudo (nada contra, todos são trabalhos dignos, a diferença é que um escolheu a área que quer trabalhar e o outro não). Mas a faculdade está sendo uma decepção. Conhecimentos inúteis para quem quer administrar uma empresa (ter uma empresa própria ou administrar a de outra pessoa), empregos que não tem nada a ver com isso (os empregos são para Auxiliar Administrativo, com experiência na tarefa que a empresa exige, e com ensino superior em andamento para ganhar cerca de 800 reais), e falta de oportunidade no mercado de trabalho. O conjunto dessas três coisas foi que me desmotivaram.

Não vejo a hora de acabar logo essa faculdade para começar a fazer o que realmente quero e gosto. Já vou estar formado e espero já estar trabalhando, então os principais já se foram. Depois de ter isso garantido eu já poderei estudar o que quiser sem ter o medo de pensar (ou dos outros dizerem): “o que vou fazer?”, “em que vou trabalhar?”, “eu vou ganhar pouco estudando isso”, etc.

O que eu quero estudar

Deixe um comentário

