Tumblr x Medium: semelhanças e diferenças

Semana passada eu conheci o Medium, uma plataforma de blogs bem simples com uma cara de rede social, em que a preocupação é apenas com o conteúdo. Eu achei a ideia de misturar uma plataforma de blogs simples com rede social parecida com o Tumblr, mas lá chega a ser melhor tanto para escrever quanto para ler textos, graças ao seu grande minimalismo, que ajuda a focar apenas no texto.

As grandes diferenças entre Tumblr e Medium é que no Tumblr você tem um blog de verdade. Você tem um endereço, e pode escolher um template (aparência). Lá no Medium não. O link que você tem lá á parecido com o do Twitter, o perfil de todo mundo é igual, com foto, capa, uma descrição, e as postagens logo abaixo. Não dá para personalizar nada.

Isso é ruim quando você realmente quer ter um blog para organizar as postagens, e bom quando você só quer postar e pronto. O editor de textos de lá é simples e ao mesmo tempo completo. Lá ele tem alguns recursos simples que aqui no Tumblr não tem e eu sinto falta, como poder centralizar o texto e imagem, e colocar legendas nas imagens.

Mas o que mais me chamou atenção lá é a experiência com a leitura. Eu li alguns textos grandes e nem me dei conta, mesmo ele dizendo a você quanto tempo demora (em média) para ler aquele texto. Depois percebi o motivo disso: ele tem uma aparência super minimalista, em que o fundo é todo branco, as letras são todas pretas, de uma fonte só e um tamanho só. São letras grandes, com serifa e bem confortáveis de ler.

Escrever lá também é muito bom porque a aparência do editor de textos é exatamente a mesma da página de postagem.

Pensei durante alguns dias sobre migrar para lá, mas depois decidi ficar aqui no Tumblr, por aquele motivo que falei mais acima: aqui é um blog, lá não. E eu quero ter as minhas postagens organizadas, colocar tags, poder achá-las quando quiser. Eu quero ter um endereço e poder personalizar o visual, mesmo que seja só um pouquinho.

Só depois de ter conhecido o Medium foi que entendi porque o Tumblr fez mudanças no editor de textos, que ficou um pouco parecido, sem uma barra de ferramentas fixa e com um “+” aparecendo para adicionar algo. Mas ainda estão longe de alcançá-los. Lá é bem mais fácil incorporar um tweet, mesmo não tendo uma aba para editar HTML. E como já disse, lá dá para colocar legendas em imagens, e textos centralizados facilmente, enquanto aqui no Tumblr você tem que ir no HTML para tudo, o que não é legal.

Espero que o Tumblr não fique parado e faça mudanças para melhorar. Se todo mundo descobrir e passar a gostar do Medium e de sua proposta, o serviço poderá perder muitos usuários.

Anúncios
Tumblr x Medium: semelhanças e diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s