Novo tema!

Depois que eu conheci o Medium, e decidi continuar no Tumblr percebi uma coisa: precisava mudar o tema daqui do Que papo é esse? para deixar a leitura mais confortável.

Antes eu pensava assim: letras grandes só deixam o texto mais longo, o que assusta as pessoas, e faz elas desistirem de ler. Por isso eu preferia usar um tema com letras menores (de tamanho normal).

O tema que eu uso desde que esse blog surgiu é o Single A, como você pode ver na imagem abaixo.

Gostei dele desde a primeira vez que o vi porque ele me lembrava muito um antigo template do Fique Sabendo!, em que é simples, com o fundo branco e detalhes verdes. E gostei dele também porque as letras eram menores, e eu pensava que isso dava a impressão que o texto era menor do que parecia, e quando as pessoas vissem isso leriam sem problemas. Eu me importo com isso, porque, como você já deve ter percebido, os meus textos são longos.

Mas depois do Medium, percebi que era exatamente o contrário. Eu li alguns textos longos com facilidade, e sem me cansar. Os motivos é que o visual de lá é totalmente branco, as letras são grandes e ficam no centro da tela. Isso me fazia me preocupar apenas em ler o atual parágrafo, e quando acabar ele, ler o próximo, e depois o próximo. E quando você menos se dá conta, já leu o post inteiro.

Enquanto isso, aqui, as letras pequenas poderiam desanimar as pessoas de lerem. Letras pequenas e sem serifa requerem maior esforço de leitura, o que cansa mais rápido. E ao ver o tamanho inteiro do texto, você desiste de ler.

Não fazer o leitor desistir de ler o seu texto é um ponto crucial quando ele é longo.

Depois, pesquisando na internet, vi um blog no WordPress com esse mesmo estilo do Medium. Ele não tinha barra lateral e nada. Era só o texto e pronto. Ele dizia que esse é um formato que está sendo cada vez mais usado, e que é bom porque afasta as distrações. E por distrações entenda: a sua barra lateral (sidebar), os seus widgets, ícones, detalhes do próprio template e muitas outras coisas presentes no seu blog que desviam a atenção da postagem.

E depois percebi que o novo layout do site da VEJA está nesse mesmo estilo. Eu não gostava da aparência de antes e era difícil ler alguma notícia inteira lá.

Depois me lembrei que o Clearly e o Feedly, que eu já uso há tanto tempo, também usam esse mesmo modelo.

Parece que cada vez mais blogs e sites estão percebendo essa necessidade de fazer o leitor continuar lendo o texto inteiro com uma aparência limpa e confortável aos olhos, e estão fazendo essa mudança. Por isso também decidi mudar e adotar esse novo estilo. Mas não vou aplicá-los aos meus outros blogs, porque neles as necessidades são outras. Aqui a necessidade é apenas de ser lido.

Peguei o tema Optica, fiz alguns ajustes, e pronto, foi assim que ficou!

O que acharam?

Novo tema!

Deixe um comentário

