Jornal Nacional ainda é o melhor jornal do horário nobre

Anteontem dei uma rápida assistida no Jornal Nacional durante os comerciais de Chiquititas (novela que acompanho), e não foi preciso assistir ao jornal inteiro para perceber uma coisa: ele ainda é o melhor jornal televisivo do horário nobre. O motivo é simples: ele concentra suas pautas em verdadeiras notícias do Brasil e do mundo, como em economia e política, que são os temas que mais interessam.

Enquanto isso, os jornais das outras emissoras sempre colocam pautas de roubos, mortes e outros crimes. Eles é que são o destaque. O SBT Brasil melhorou muito nos últimos anos, mas ainda tem essas pautas. O Jornal da Record nem se fala. O Jornal da Band é o que mais se aproxima do Jornal Nacional em suas pautas, e em qualidade (sim, a Band tem um bom jornalismo), mas não deixa de exibir as pautas de crimes.

Parece que essas reportagens e temas são os mais fáceis de fazer e também os mais fáceis para garantir audiência, por isso até os jornais de bancada apostam neles, mas sem o sensacionalismo encontrado nos jornalísticos como Cidade Alerta e Brasil Urgente.

É realmente uma pena as emissoras terem que fazer assim para ter uma audiência mais razoável, porque isso diminui muito a qualidade do que está sendo entregue. Eu não gosto de ver esse tipo de reportagem, porque não me informa em nada e não vai me servir para nada. Isso é notícia, mas não é informação. E a missão do jornalismo é informar. E nesse quesito, o Jornal Nacional é o único do horário nobre que consegue fazer de forma efetiva.

O Jornal Nacional é o melhor jornal do horário nobre, e se as outras emissoras continuarem com esse modelo atual, nunca chegarão ao mesmo nível de qualidade do jornalismo da Globo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s