Jornal Nacional ainda é o melhor jornal do horário nobre

Anteontem dei uma rápida assistida no Jornal Nacional durante os comerciais de Chiquititas (novela que acompanho), e não foi preciso assistir ao jornal inteiro para perceber uma coisa: ele ainda é o melhor jornal televisivo do horário nobre. O motivo é simples: ele concentra suas pautas em verdadeiras notícias do Brasil e do mundo, como em economia e política, que são os temas que mais interessam.

Enquanto isso, os jornais das outras emissoras sempre colocam pautas de roubos, mortes e outros crimes. Eles é que são o destaque. O SBT Brasil melhorou muito nos últimos anos, mas ainda tem essas pautas. O Jornal da Record nem se fala. O Jornal da Band é o que mais se aproxima do Jornal Nacional em suas pautas, e em qualidade (sim, a Band tem um bom jornalismo), mas não deixa de exibir as pautas de crimes.

Parece que essas reportagens e temas são os mais fáceis de fazer e também os mais fáceis para garantir audiência, por isso até os jornais de bancada apostam neles, mas sem o sensacionalismo encontrado nos jornalísticos como Cidade Alerta e Brasil Urgente.

É realmente uma pena as emissoras terem que fazer assim para ter uma audiência mais razoável, porque isso diminui muito a qualidade do que está sendo entregue. Eu não gosto de ver esse tipo de reportagem, porque não me informa em nada e não vai me servir para nada. Isso é notícia, mas não é informação. E a missão do jornalismo é informar. E nesse quesito, o Jornal Nacional é o único do horário nobre que consegue fazer de forma efetiva.

O Jornal Nacional é o melhor jornal do horário nobre, e se as outras emissoras continuarem com esse modelo atual, nunca chegarão ao mesmo nível de qualidade do jornalismo da Globo.

Anúncios
Jornal Nacional ainda é o melhor jornal do horário nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s