Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é bonito, mas artificial

Paixão de Cristo - Nova Jerusalém (2)

Hoje pela manhã assisti pela primeira vez a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Não fui lá, assisti apenas as principais partes que a Globo Nordeste, filiada da Globo aqui em Pernambuco, fez numa reportagem especial de 1 hora.

A primeira coisa que percebi, e com estranheza, foi que eles não estão atuando propriamente dizendo naquele momento. Eles gravaram suas falas antes e na hora do espetáculo ficam apenas dublando, andando e jogando os braços. Eu achei isso muito estranho, porque ficou artificial. Com certeza seria melhor se a peça fosse falada na hora, inteiramente ao vivo, mas por algum motivo eles acham melhor assim. Desconfio que seja por precaução no caso de algo dar errado.

Outra coisa que achei estranho no começo foi porque eles ficam gesticulando muito, e eu achei isso estranho porque nos filmes não é assim. Mas depois percebi que essa é uma técnica usada para que o público saiba quem está falando. São muitas pessoas assistindo, os cenário são grandes e exitem muitos personagens no palco. Seria uma confusão se eles ficassem apenas parado e falando, porque o público não conseguiria identificar quem está falando. Por isso além de mexerem os braços, eles andam e ficam de pé (quando estão sentados na cena).

Paixão de Cristo - Nova Jerusalém
Fórum de Pilatos

Falando em cenários, esse é o ponto alto da peça. São cenários largos, bonitos, detalhados, grandiosos. Eles são muito bem feitos. Antigamente eu pensava que Nova Jerusalém era o nome da cidade onde acontecia a apresentação e que os cenários ficavam no meio da rua, mas depois de uma rápida pesquisa descobri que na verdade Nova Jerusalém é um teatro a céu aberto, considerado o maior do mundo, e todos os cenários estão lá. Foram eles que mais me chamaram atenção.

Paixão de Cristo - Nova Jerusalém (3)
Palácio de Herodes

Apesar de ter achado artificial, e de ter colocado coisas que não tem na Bíblia, a peça é bonita de um modo geral. Se eu iria lá para conferir pessoalmente? Talvez, mas não seria apenas pelo espetáculo, mas também para conhecer o teatro e a cidade em si.

Anúncios
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é bonito, mas artificial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s