Tchau Tumblr! Indo para o WordPress.com

Bem, estou migrando para o Wordpress.com. O motivo é que faz tempo que venho percebendo que aqui no Tumblr não é o local ideal para os meus textos longos, pessoais e de opinião. Me sentia meio deslocado, porque por aqui as pessoas compartilham mais imagens, GIFs, vídeos, citações ou textos pequenos. Alguns textos eu gostaria que as pessoas vissem, principalmente as de opinião, e terminava que aqui esse tipo de conteúdo não é o preferencial do público.

Outra coisa que pesou na minha decisão de mudar de plataforma foi o editor de texto do Tumblr, que não é tão completo. Para mudar a cor ou tamanho da fonte, por exemplo, só por HTML, o que é ruim, porque quando você mexe no HTML e depois volta para o editor comum, a formatação de perde. Eu sofria com isso quando queria incorporar um tweet.

Outro problema do Tumblr é que ele não tem um arquivo de postagens organizado. Aqui é como o Facebook ou Twitter: o que você posta agora fica no lugar do que você postou antes, que se torna coisa velha e ninguém mais verá. Acontece que eu pego links de postagens antigas e coloco em novas como referência a algo que eu já tinha dito, e achar essas postagens antigas é complicado.

E por que WordPress.com e não Blogger? Porque o WordPress é o que mais se aproxima do Tumblr. Ele tem os “tipos” de postagens, que não funcionam de forma tão legal quanto aqui, mas pelo menos ele tem. Lá também é possível, além de seguir outros blogs e ser seguido, curtir uma postagem e reblogar, diferente do Blogger que só permite seguir (e que por lá é uma funcionalidade que quase ninguém usa e já se tornou ultrapassado).

Mas o WordPress.com não é só flores: lá não é possível fazer grandes mudanças na aparência do blog, não é possível desabilitar os comentários para todas as postagens (você só pode fazer isso de postagem em postagem individualmente), e eles colocam anúncios sem você ganhar nada com isso, só porque está usando a versão gratuita. Eu pensei muito nesses contras, mas concluí que a mudança vale a pena porque lá eu vou ter uma estrutura melhor do que a que é oferecida pelo Tumblr e Blogger, e esse tipo de blog é mais comum lá.

Eu adoro o Tumblr, e tomar essa decisão não foi tão fácil assim. Eu gosto do jeito social daqui, da facilidade em escrever e compartilhar algo, do template que eu uso (Optica) e que não consegui achar um igual no WordPress. Coloquei um parecido, mas não é a mesma coisa, e quando vejo o tema que uso nesse Tumblr me dá pena por ter que abandoná-lo. Mas esse é um passo novo que estou dando com o blog, e que é necessário.

Tchau Tumblr! Indo para o WordPress.com

Deixe um comentário

