Por que estudar tantas matérias na escola?

Por que estudar tantas matérias na escola? Qual a utilidade que elas terão na vida prática dos alunos? São matérias que não servem para nada, e isso mostra o quanto o nosso sistema educacional é ruim por mantê-las. É necessário que seja feito um plano para a melhoria da educação, e nesse plano deve haver uma mudança nas matérias que são dadas aos alunos. Deveriam existir apenas algumas matérias básicas obrigatórias e comuns à todos, e as outras matérias se tornariam optativas, dando aos alunos a escolha de quais matérias estudar, de acordo com qual se identifica mais. Os alunos seriam obrigados a escolher 3 matérias optativas para estudar. E por que só 3? Porque mais que isso seria encher demais a cabeça deles com informações inúteis. E além disso, se eles tivessem que escolher muitas matérias, seria provável que dentre essas matérias teria alguma que eles não iriam gostar, e então essa mudança não faria sentido. O objetivo é fazer o aluno estudar, além das matérias básicas, matérias com que se identifica mais. As escolas, públicas e particulares, seriam obrigadas a ofertar todas as matérias para que os alunos possam escolher.

Então, no caso do Ensino Médio, que é a fase mais crítica do ensino, como ficaria? Para começar, se o Ensino Médio é crítico, é justamente por causa do modelo atual. Com essa mudança as coisas ficariam melhores. As matérias básicas obrigatórias seriam:

  • Português
  • Matemática
  • Geografia
  • História
  • Biologia
  • Literatura (Literatura porque é necessário o ensino das nossas obras antigas, para valorizar nossa cultura).
  • Idioma estrangeiro (os alunos devem escolher entre Inglês e Espanhol).

As matérias optativas seriam:

  • Química
  • Física
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Empreendedorismo
  • Artes
  • Cinema e Teatro
  • Música
  • Educação Física
  • Informática

Por que Educação Física seria uma optativa? Porque nem todo mundo gosta de praticar esportes. Eu mesmo nunca gostei de Educação Física, e tinha que ficar correndo de um lado para o outro na quadra que nem besta só para não perder nota, porque não sabia jogar nada. E essa é a situação de muitos alunos, principalmente aqueles mais aplicados aos estudos, os chamados nerds. Para eles seria mais interessante outras matérias dessas optativas, como Artes ou Música, por exemplo.

Percebam que as matérias básicas obrigatórias a todos são todas dadas desde o Ensino Fundamental 1, com exceção de Literatura, o que prova as suas importâncias para o ensino básico.

Ah, e outra coisa: essas matérias optativas não são divididas por grupos ou categorias, o que quer dizer que o estudante pode querer estudar apenas Química, mas não Física. O aluno pode querer estudar Educação Física, Música e Cinema e Teatro para fugir das outras matérias mais teóricas, mas qual seria o problema disso? Essas matérias propostas aqui incentivam a cultura aos alunos, e pode fazê-los descobrir uma paixão ou talento por aquilo, que antes não sabiam que tinham. Esse sistema estimula o aluno a se conhecer melhor, a conhecer as suas habilidades e a desenvolvê-las. O melhor dessas matérias optativas é que todas elas podem ser trabalhadas com teoria e prática, tornando o ensino mais dinâmico e prazeroso para os alunos.

Isso sim é bom, e útil. O que não pode continuar é esse sistema educacional atual que não dá prazer ao aluno para estudar, e que na verdade mais lhe estimula a não estudar, a bagunçar na sala de aula, ou a desistir da escola. O atual sistema faz o aluno ficar preso e engessado num modelo antigo que não trará benefícios nenhum à sua vida futura.

E quanto aos vestibulares e ao Enem, eles teriam que se adaptar ao novo modelo, fazendo a prova baseada apenas nas matérias básicas obrigatórias, e não colocando nenhuma das optativas. Isso porque mesmo que os alunos pudessem escolher quais matérias optativas ele irá fazer no vestibular (como acontece hoje nas matérias de idiomas, em que os alunos têm que escolher entre Inglês e Espanhol), o sentido delas seria perdido, porque as suas aulas práticas e dinâmicas dariam lugar a aulas teóricas com o intuito apenas de fazer o aluno passar no vestibular.

Anúncios
Por que estudar tantas matérias na escola?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s