Nessas eleições vou votar branco e nulo

Há alguns anos eu pensava que votar branco ou nulo era besteira, porque não faria diferença nenhuma na contagem de votos, e alguém seria eleito de qualquer forma. “Se alguém será eleito, então vote em um dos candidatos”, era isso o que eu pensava. Mas eu mudei de opinião por causa dos escândalos de corrupção que vem sendo descobertos cada dia mais. Teve uma época que todo dia tinha notícias novas de gente que roubou alguma coisa, de novas investigações com novas informações, de alguém novo que era acusado, de novas acusações e delações. E então nesse cenário você passa a desconfiar de todos. Você percebe que o jogo político é maior do que imaginava, e que o governo e o Congresso mais parecem uma organização criminosa, com o objetivo de roubar e fazer coisas do seu próprio interesse. Como confiar nos políticos agora? Eu não tenho mais tanta confiança. Podem mudar os partidos, as ideias e as ideologias, mas o jogo continuará, os interesses continuarão, e tudo continuará na mesma.

Tudo isso está acontecendo no âmbito federal, mas é claro que também acontece no estadual e municipal, só que em menor escala, e ninguém sabe porque ninguém descobriu ainda.

Por causa disso estou desanimado com a política. As promessas dos candidatos, principalmente as dos vereadores, são palavras vazias, e muitas vezes repetitivas e decoradas, só para conquistar o eleitor. Depois eles desaparecem. Então, por isso vou votar nulo para vereador, e também votarei nulo nas próximas eleições para deputado e senador.

Para prefeito vou votar branco, porque na minha cidade nenhum faz uma grande diferença, então quem ganhar ganhou, isso tanto faz. Mas talvez eu ainda vote nas próximas eleições para governador e presidente. Acho que suas ideias ainda fazem diferença se colocadas em prática, apesar de que para isso precisarão de uma boa base aliada para aprovar seus projetos. Mas não tenho certeza. Hoje penso assim: se de qualquer jeito, com o meu voto ou sem o meu voto, vão entrar corruptos na política, então que entrem, mas sem minha contribuição. Pelo menos eu saberei e terei a consciência tranquila de que não colaborei com isso.

Vejam também:

Nessas eleições vou votar branco e nulo

Deixe um comentário

