Comentários sobre a pesquisa da Datafolha para as eleições de 2018

Hoje foi divulgado pela Datafolha uma pesquisa sobre as Eleições 2018 com os possíveis candidatos a presidente. O resultado, que foi manchete de todos os sites de notícia, não me surpreendeu: Marina Silva liderou nas intenções de voto no 2º turno. Marina liderar não é nenhuma novidade, porque isso aconteceu nas eleições passadas, mas depois ela começou a cair. Eu gosto de Marina porque ela tem boas ideias, mas ela não se mostra segura para defendê-las. Você percebe isso nos debates. Sempre que confrontada ela responde com outra coisa que não tem nada a ver, o que termina dando a impressão de candidata fraca e insegura. Sem contar os programas políticos dos outros candidatos, que inventam muitas coisas e ela não sabe reagir.

Agora ela pode estar ganhando, porque é sempre assim, Marina é o nome alternativo que as pessoas mais se lembram na pior hora, mas na hora de votar, voltam a serem enganados pelos programas políticos do PT e PSDB. E o seu desempenho nos debates também não ajuda, como disse acima.

Outra coisa que a pesquisa diz é que 62% dos entrevistados dizem querer novas eleições para escolher um novo presidente. Mas aí eu pergunto: para quê? Para serem enganados de novo e votarem nos mesmos candidatos? Tanto é que, apesar de Marina ganhar nas intenções do 2º turno, Lula ganha em todas no 1º turno. Apesar de tanta roubalheira, de tanto escândalo, e dele já ser réu em algumas investigações, ainda tem gente que votaria nele. É para isso que o povo quer que Temer renuncie (ah, sonhem!)? É para isso que o povo prefere que sejam convocadas novas eleições gerais?

É por causa disso, que às vezes penso que se Temer cair por qualquer motivo que seja, que o próximo presidente seja escolhido numa eleição indireta, porque se depender do povo, a gente não sai da mesmice e do erro. Poderá vir Lula, que querendo ou não foi um bom presidente na sua época, e até melhorar alguma coisa agora (para dizer: “olhem, fui eu que melhorei!”), mas depois que passar o seu governo poderão vir novos escândalos de corrupção. Se ele já fez uma vez, o que garante que ele não fará novamente? E se não for Lula, poderá ser Aécio, que também tem boas ideias, mas que já foi citado várias vezes por delatores da Lava-Jato.

Se é para vir alguém corrupto (todos os políticos são, não tem para onde correr), que pelo menos venha alguém diferente. Pelo menos o Congresso poderá votar com mais consciência e usar mais a cabeça na hora de eleger alguém, diferente do povo, que quer eleger um novo presidente, esperando que milagrosamente tudo mude da noite para o dia, e ainda por cima, votando nas mesmas pessoas de sempre.

Anúncios
Comentários sobre a pesquisa da Datafolha para as eleições de 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s