Não faça TCC em grupo

Resumo da minha trajetória do TCC em grupo e da minha apresentação, que não saiu como eu esperava

Ontem foi um dia que só me apareceu problemas e coisas ruins. Uma delas foi a apresentação do TCC. Eu estava nervoso desde anteontem, e vinha ensaiando em casa a parte que eu ia falar. O problema é que o tempo é de 10 minutos, tendo tolerância de 1 minuto para mais e 1 para menos. Se der menos que 9 minutos perde ponto, e de ser mais que 11 também perde. Eu e meu grupo já tínhamos feito um ensaio na sexta passada e o tempo deu menos de 9 minutos. Então pensei que se eu me alongasse um pouco, iria compensar as partes menores das outras integrantes do meu grupo, até porque a maior parte tinha ficado comigo. Sabe o que aconteceu? Eu me alonguei demais e passei do tempo. A apresentação deu 13 minutos no total.

Uma menina do meu grupo começou a dizer baixinho “Jóckisan, tá bom!”, “Jóckisan, já passou do tempo!”. Duas pessoas da nossa classe e que estavam assistindo fizeram sinal para ela. Eu não vi porque estava muito concentrado. Estava nervoso demais e não queria ser atrapalhado. Eu ouvi ela coxixando isso, mas ignorei, porque não podia simplesmente parar a apresentação do nada. O assunto iria ficar incompleto. E se eu pulasse os slides ou só dissesse o óbvio, os professores da banca iriam perceber. Preferi correr o risco de perder ponto, mas fazer uma boa apresentação do que o contrário. Mas me arrependi depois. O grupo ficou com raiva de mim, e com razão, eu também ficaria se fosse outra pessoa que tivesse feito isso. Mas como o fui eu, o único sentimento que eu estou no momento é de imensa decepção comigo mesmo. Estou triste mesmo. Nosso grupo ficou com uma média de 8,8, e o professor não disse de quanto foi a nota da apresentação e do TCC. Os outros três grupos que se apresentaram hoje tiraram 9. Aí você pode dizer: “ah, mas foram só 2 décimos de diferença!”. Mas isso para mim pesa muito, porque se eu tivesse resumido mais o meu assunto na apresentação, poderia ter tirado uma nota maior que 9. Não é querendo ser esnobe, mas o nosso TCC ficou muito bom. Muito do que foi feito nele foi por chatice minha, que ficava no pé de todo mundo para que fizessem as coisas direito. E eu sempre ficava corrigindo tudo. Regras ABNT? Ninguém sabia. Tá todo mundo se formando sem saber regra ABNT e sem saber escrever um artigo científico. Eu que organizei tudo, eu que fiz as pesquisas em livros para escrever 90% da referência bibliográfica sobre o assunto principal. Claro que as outras fizeram as suas partes, mas eu sempre olhava tudo, enquanto elas faziam apenas as suas partes, mas nunca olhavam o trabalho todo. Uma professora da banca elogiou o nosso referencial teórico e disse que quando começou a ler não conseguiu mais parar e perdeu até o sono. Eu já tinha recebido um elogio parecido com esse de uma professora do 2º período que passou um artigo científico individual. E no 6º outra professora passou um artigo em grupo, da qual fiz 90% sozinho (e depois ele foi incorporado à referência bibliográfica do TCC), e o nosso artigo foi o único e a receber nota máxima na nossa turma. Não é querendo me gabar de nada, mas eu escrevo bem, e se eu não estivesse no grupo, elas não conseguiriam tanto (conseguiriam fazer bem porque têm capacidade para isso, mas iriam deixar passar alguns detalhes). Na época do artigo do 6º período teve discordâncias, e no 7º período teve mais discordâncias e briga por causa do TCC. Eu fui muito chato e exigente, mas valeu a pena pelo resultado alcançado. Quando olho para o TCC escrito me orgulho dele, porque foi um trabalho muito bem feito. Na 1ª unidade desse semestre, tínhamos que entregar o TCC quase pronto, e fomos a nota mais alta da sala. É claro que eu não tiro o mérito das outras integrantes. Muitas coisas foram ideias delas, e que eu não teria tido sozinho.

Onde eu quero chegar com tudo isso? Depois das apresentações os professores fizeram comentários sobre cada grupo, e foi falado nos outros 3 grupos de erros que os seus TCCs escritos tiveram, e que o nosso não teve. Outro grupo, na sua apresentação, teve gente passando o olho no papel que estava na mão, coisa que o nosso orientador do TCC disse que não podia. Num desses grupos inclusive, ninguém sabia das regras ABNT, e muitas vezes uma das meninas de lá me fazia perguntas, e eu respondia e lhes ajudava. E todos esses 3 grupos tiraram 9, mesmo com os seus erros e defeitos, enquanto eu e meu grupo tiramos 8,8 por causa do tempo que eu passei. É isso o que me dói, saber que o nosso TCC ficou melhor, mais bem feito e quase impecável (apenas com alguns errinhos técnicos de ABNT que eu não conhecia), e ficar com uma nota abaixo da de todo mundo por minha culpa durante a apresentação. Por isso eu disse: se isso não tivesse acontecido nós poderíamos ter tirado mais que 9. Não necessariamente 10, mas 9 vírgula alguma coisa. Então não é só de 2 décimos que estou falando.

Pior de tudo é que prejudiquei as outras integrantes do meu grupo com essa nota. Elas não gostaram. Na hora só uma reclamou comigo, e as outras duas não falaram nada, mas depois comentaram o descontentamento no nosso grupo do WhatsApp (uma tentando ser mais leve, outra falando na cara que não gostou da nota). Eu não tenho argumentos contra elas. Elas estão certas. Se fosse eu, também ficaria com raiva de ter minha nota prejudicada pelos outros, sabendo que eu fui bem.

E mais uma vez fica a lição: não faça TCC em grupo. Nunca. Eu prejudiquei as meninas do meu grupo na apresentação, mas o pior mesmo é os atritos existentes durante a fase de construção do TCC, como eu já falei aqui. E esses desentendimentos, e até brigas, não foram algo exclusivo do meu grupo. Eu vi gente de outros grupos comentando as dificuldades que enfrentavam com as pessoas das suas equipes. Tinha uma (essa que me fazia perguntas) que não chegou a brigar, mas falava que ninguém fazia nada, era um total desinteresse, e era sempre ela quem corria atrás de tudo sozinha. Eu lhe entendia, porque muitas vezes fiz o meu TCC sozinho também, ou no máximo, com a ajuda de apenas uma menina que era mais interessada que as outras. Todos os grupos da minha sala pareciam se dar bem sempre, até chegar o TCC e começar os atritos. O motivo é que esse é um trabalho muito grande, que fizemos durante 1 ano, e que é cheio de detalhes, e cada um pensa de uma forma e quer fazer de um jeito diferente. E quando divide as responsabilidades, nem sempre as pessoas cumprem, ou não cumprem no prazo, ou cumprem, mas não fica tão bom assim, e você termina tendo que refazer e ter dois trabalhos.

Bom mesmo é fazer o TCC sozinho. Você terá todo o trabalho, terá partes que serão muito chatas e não vai ter ninguém para lhe ajudar e para dividir, mas em compensação você fará tudo do seu jeito e não vai ter que se estressar com outras pessoas porque elas não fizeram direito ou não entregaram no prazo. E se você tirar uma boa nota ninguém ganhará a mesma nota que você imerecidamente porque colaborou menos, e se você cometer erros, como o meu de hoje, ninguém será penalizado por isso.

Não faça TCC em grupo

Deixe um comentário

