As mudanças dos sábados da Record e SBT para 2017

Já faz muito tempo que eu não escrevo sobre televisão aqui. Faz 1 ano e 4 meses para ser mais exato. A minha última postagem sobre isso foi sobre as minhas impressões do primeiro programa de Xuxa na Record. O motivo desse afastamento do tema é que de lá para cá as coisas estavam um tanto paradas, e eu não tinha muito o que dizer. Sem contar, que o SBT, emissora a qual eu mais me identificava e acompanhava, só tinha notícias cada vez mais desanimadoras, e foi quando percebi que não valia apena perder tempo criticando e fazendo sugestões para uma emissora que não se leva a sério. Algum comentário ou outro eu fazia pelo meu Twitter mesmo, que é uma coisa mais rápida, simples e resumida. Mas isso mudou do último mês para cá, quando começou a surgir várias notícias de movimentações e mudanças tanto no SBT quanto na Record. As principais mudanças têm a ver com os sábados das duas emissoras, que serão reformulados (ou quase isso). Foram muitas bombas e especulações em pouco tempo. Vou fazer um rápido comentário sobre cada um:

  • SBT não renova contrato com Raul Gil: quando Raul Gil foi para o SBT ele conseguia ficar na vice-liderança. Teve o fator novidade, porque na Band, muita gente nem se lembrava que Raul Gil ainda existia. Colaborou muito também o concurso musical que Jotta A participou, porque ele era tão bom que chamou a atenção do público. Mas depois, na continuação do tempo, o programa passou a ficar em 3º lugar, sempre perdendo para os filmes da Record. O programa de Raul Gil é chato e repetitivo, é sempre daquele jeito, usa sempre a mesma fórmula e se reinventa muito pouco. Eu não gostava mais, e pelo visto muita gente também não. Por mim Raul Gil já teria saído do SBT faz tempo. Engraçado é que muitos SBTistas também queriam que Raul fosse embora, mas quando ele foi demitido ficaram com pena por causa das entrevistas que ele deu dizendo que estava feliz no SBT, e que só sairia se Silvio quisesse (que foi o que aconteceu), e agora eles acham que é um erro a sua demissão. Eles não sabem o que querem.

 

  • Celso Portiolli aos sábados: algumas semanas depois o SBT confirmou que Celso Portiolli ficaria no lugar de Raul Gil, mas ainda não tinha esclarecido como ficaria a questão dos seus dois programas atuais, o Sabadão e o Domingo Legal. Eu achava que o Sabadão apenas iria mudar de horário e ir para as tardes com o seu conteúdo adaptado, mas todos foram pegos de surpresa com a nova notícia:

 

  • Domingo Legal cancelado: o Domingo Legal foi cancelado, assim como o Sabadão. Mas o programa de Celso muito provavelmente vai ser uma colcha de remendos, e vai ter um pouco dos dois. Dizem que estão buscando formatos internacionais, mas não tenho certeza se isso vai se concretizar. Celso Portiolli é muito desvalorizado no SBT, e quando ele assumiu o Domingo Legal pareceu ser o auge da sua carreira. Ele estava bem e sempre na vice, mas por falta de um concorrente. Quando a Record fez o Domingo Show, o Domingo Legal nunca mais foi vice. O negócio é que desde que Celso assumiu o Domingo Legal, que o programa não recebe investimentos. Ele é um programa preguiçoso, que foi mantido no ar pela direção do SBT apenas para faturar, mas você percebe a falta de conteúdo ali. Tinha época que só tinha música e vídeos da internet, outra época era só Afunda ou Boia, outra época só Passa ou Repassa. O Domingo Legal com Celso Portiolli nunca teve a atenção do SBT, e depois que a situação começou a ficar tão feia a ponto do programa marcar 5 pontos, o SBT decide acabar com ele. É engraçado ver que tem gente iludida achando que o novo programa de Celso Portiolli aos sábados poderá ser um recomeço para ele com algo totalmente novo e iniciado do zero. Doce ilusão. Se o SBT não investiu no Domingo Legal, que era um programa tradicional dos seus domingos, quanto mais num programa de sábado, que é um dia mais difícil para conseguir audiência? O que tinha no Domingo Legal e Sabadão é o que vai ter no novo programa. Talvez uma novidade aqui e outra ali, mas nada que poderemos chamar de “programa novo, feito do zero”. E os fãs ainda não gostaram do cancelamento do Domingo Legal, por esse se tratar de uma marca tradicional da TV. Já eu, como disse no Twitter, concordo com a ação. Não defendo o Fantasia no lugar, mas não se pode insistir em algo que não dá mais certo. Seria matar devagar um moribundo.

 

  • Volta do Fantasia: e lá vem mais polêmicas sobre as recentes decisões do SBT. Por enquanto ainda não confirmado oficialmente, mas já dado como certo, é a volta do Fantasia, no lugar do Domingo Legal. Todos dizem que o formato não dará certo porque é antigo para os dias de hoje. Também acho que não vai dar certo, não só pelo Fantasia em si, mas também por causa do Domingo Show. O programa da Record é um sucesso, e é difícil conseguir barrar.

 

  • Xuxa aos sábados: paralelamente a essas notícias do SBT, também saíram notícias sobre as mudanças que a Record planeja, e entre elas está a troca do dia do programa de Xuxa. Os boatos são muitos. Começaram dizendo que o programa dela iria para os sábados à tarde. Agora estão dizendo que ela vai ter dois programas, um aos sábados à tarde e outro nas segundas à noite, com um formato internacional. Xuxa precisa de mudanças urgente, porque ela foi uma contratação cara da Record e até aqui não vem dado o retorno esperado em termos de audiência. Vou falar mais sobre isso na próxima postagem, sobre as mudanças que a Record precisa ter.

 

  • Programa da Sabrina mais cedo, fim do Cidade Alerta aos sábados e novelas da Record aos sábados: essas foram outras notícias que saíram sobre uma suposta mudança da grade de sábado da Record. Sabrina iria para o horário que hoje é do Cidade Alerta, que deixaria de ser exibido aos sábados, e receberia diretamente de Xuxa. Depois, no horário da noite teria as novelas, que passariam a ser exibidas aos sábados também, e o Jornal da Record. Logo depois o Legendários. Essas notícias não ganharam muita força, e quase não se falam mais nelas. O mais certo é só que Xuxa irá para os sábados, porque é disso o que mais se tem falado, mas o resto talvez continue do jeito que está. Mas se mudar seria bom, porque a Record criaria uma grande mais forte. Só não tenho certeza se as novelas aos sábados funcionariam, principalmente se não forem capítulos inéditos. Talvez fosse mais garantido apostar em outro programa de auditório.

E foram essas as principais notícias dos últimos meses sobre televisão. Ano que vem promete ser de muitas mudanças na Record e SBT, principalmente nos sábados, que é o dia que mais vão mexer. Inicialmente eu pensei: numa competição entre Xuxa e Celso Portiolli quem ganha? Acho que Celso Portiolli. Mesmo que o programa dele não tenha nada de novo e seja tudo o que o Domingo Legal já teve, pelo menos ele terá quadros e nos passará uma sensação de conteúdo, enquanto o programa de Xuxa é mais vazio. No Programa do Porchat ela disse que vai fazer mudanças no programa a partir de março, e que ela não gosta do jeito que ele está atualmente. Ela promete mudanças, mas não sabemos exatamente o que virá por aí. Às vezes nem fico animado com esses novos programas dos sábados, porque as emissoras parecem não querer investir muito nesse dia. No caso, quem ganhará, na verdade, vai ser o programa menos pior. Recordistas e SBTistas estão tentando se manter esperançosos sobre os novos programas, mas tenho a sensação de que nenhum dos dois vai ser grande coisa, e que eles serão só mais dois programas para entrar na lista de programas chatos de sábado. Mas vamos ver no que é que tudo isso vai dar.

Anúncios
As mudanças dos sábados da Record e SBT para 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s