Natal e os filmes de Natal

Hoje assisti ao filme Polo Norte, de 2014, na Sessão da Tarde. Não tinha assistido ainda. E assim como todo filme de Natal, a minha opinião e sentimento é esse:

Ele é um filme simples, mas com história bonitinha. Os atores são razoáveis, e me parece que esse é um filme de TV, mas eu gostei mesmo assim, simplesmente porque adoro filmes de Natal. Eles trazem um clima de amor, amizade, solidariedade e esperança que eu acho muito legal. Mesmo sendo filmes simples, e sua na maioria infantis, essas mensagens são bonitas e toda a magia em torno do Natal também é legal de ver. Lá se fala em Papai Noel, presentes, neve, família reunida com alguns amigos próximos ao redor da mesa naquele momento que eles parecem considerar muito, e esperar muito, porque é um dia especial. Os filmes geralmente acabam com um final feliz, mostrando como a magia do Natal pode transformar tudo. A vida real não é assim. Nem tudo tem final feliz, e a magia do Natal não contribui em nada. Mas a mensagem que esses filmes trazem com esse final feliz é a de que devemos sempre manter a esperança, lutar pelos nossos objetivos, dar o nosso melhor, e fazer o melhor pelo próximo. O filmes de Natal tratam muitas vezes de união. União por um bem comum, por um objetivo maior, para ajudar quem precisa, para apoiar alguém, mesmo que sejam pequenos gestos. Em resumo, os filmes de Natal tratam de histórias sobre amor ao próximo.

Todos os filmes e séries que assisto que falam de Natal mostram essas características que falei. São coisas que não vejo aqui no Brasil. Aqui é uma tradição que reúne famílias também, mas acho que é diferente. Na minha família, por exemplo, todo ano vamos para a casa da minha avó, tanto no Natal quanto no Ano Novo. E vai todo mundo: os filhos, os netos, as noras, os genros, e alguns ainda levam os seus amigos pessoais. A casa fica cheia. Tem uma mesa cheia de comida para cada um se servir, mas as pessoas ficam segregadas. Algumas ficam na sala, outras no terraço, e outras no quintal. Não tem aquilo que vejo nas séries e filmes, de todos ficarem ao redor da mesa desfrutando daquele momento único e especial, pela qual tanto se espera e tanto se faz preparativos.

Atualização 23/12/2016: Esses filmes americanos são tão presentes aqui que eu tenho vontade de passar um Natal nos Estados Unidos ou Canadá para ver como é. Nessa postagem original, além de comparar a forma que as famílias se reúnem no Brasil e nos Estados Unidos para comemorar o Natal (parágrafo anterior), eu falei ainda que o Natal no Brasil era um pouco banalizado, porque parecia ser só uma festa qualquer, e que talvez nos Estados Unidos não fosse assim. Mas disse talvez, porque o próprio filme Polo Norte, que assisti naquele dia, falava que as pessoas estavam deixando de acreditar no Natal. Tudo bem que aquele é um filme infantil, mas talvez seja isso mesmo o que esteja acontecendo na realidade. Talvez as casas e as ruas sejam enfeitadas de pisca-pisca e árvores de natal, mas as pessoas não liguem tanto para isso. Talvez elas já tenham feito daquilo uma rotina anual, e esse sentimento de magia e dia especial não existe mais (aliás, tenho uma citação ótima desse filme aqui). Talvez os filmes e séries sejam feitos assim, com todos esses clichês, justamente para tentar estimular e resgatar esse sentimento que se perdeu ao longo do tempo.

O que me ajudou a pensar assim, e ver que o Natal é comemorado de formas diferentes de acordo com a cultura do país, mas que esse sentimento especial que os filmes e séries mostram na verdade pode não existir, foi quando assisti hoje ao filme O Natal dos Coopers. Aliás, é um ótimo filme. No link abaixo tem a minha resenha sobre ele. Recomendo que leiam e depois assistam ao filme.

Natal e os filmes de Natal

Deixe um comentário

