Por que devemos agradecer a Deus pelo ano de 2016

2016 foi um ano difícil. A crise econômica piorou, e ainda teve altas nos preços do feijão e do leite, para deixar tudo ainda pior. A crise política se intensificou, e tinha época que o negócio estava tão frenético que todos os dias tinha notícias de mais gente envolvida em corrupção. Hoje tinha uma revelação, amanhã tinha outra. Teve protestos, impeachment de Dilma, Temer assumindo, tragédia em Mariana, acidentes, mais tragédias… 2016 não foi um ano muito bom. Mas mesmo assim devemos agradecer a Deus por ele, e é o que a Bíblia manda:

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.

– 1ª Tessalonicenses 5:18 (NTLH)

“Mas o que temos para agradecer?”, você deve estar se perguntando. Temos sempre razões para agradecer a Deus. Vamos ver algumas delas.

Razões para agradecer

oracao-e-agradecimento-a-deus

1º – Você está vivo

Tem sempre gente morrendo pelos mais variados motivos. Se você está vivo, é uma oportunidade que você tem de fazer algo de bom para Deus. O que você tem para oferecer a Deus hoje?

Que posso eu oferecer a Deus, o SENHOR, por tudo de bom que ele me tem dado?

– Salmos 116:12 (NTLH)

Um pouco antes de dizer isso, o salmista diz:

Deus me livrou da morte, fez parar as minhas lágrimas e não deixou que eu caísse na desgraça.

– Salmos 116:8 (NTLH)

Em outras palavras, Deus cuida de nós. Ele nos protege e não nos deixa que caíamos em erros e pecados. E mesmo se cairmos, Ele nos ajuda a nos erguer. O que podemos oferecer a Deus como gratidão a esse cuidado? Podemos oferecer a nossa inteligência, a nossa alegria, a nossa celebração, as nossas orações. Podemos oferecer a nossa esperança, que não é só esperar ou acreditar que algo aconteça, mas também trabalhar para que ela aconteça. Podemos oferecer os nossos limites, reconhecendo que não conseguimos fazer mais que aquilo em determinada coisa e pedindo que Deus ajude. Podemos dedicar a Deus os nossos recursos materiais e espirituais como agradecimento. Ninguém chega onde está sozinho, por isso temos sempre que ser agradecidos a Deus por tudo.

2016 acabou e 2017 está começando, mas para Deus não existe essa divisão de tempo. Por causa disso, tempos maus poderão continuar. Problemas nas nossas vidas também continuarão, e é por isso que a nossa esperança também tem que continuar. Todas as coisas de alguma maneira cooperam para o nosso bem. A dor é ruim, mas muitas vezes nos protege, nos fazendo refletir, recuar, reconsiderar. A dor nos faz ter limites. Sem dor nós nos destruiríamos. É difícil viver a dor, mas lembre-se de que Jesus viveu a dor, para que em troca vivêssemos a nossa vida em Cristo.

2º – Porque Deus nos concede o privilégio e a honra de trabalhar na obra dEle e realizar coisas maravilhosas

Ou seja, não só estamos vivos, mas, sim, estamos vivos com um propósito. Deus nos usa muitas vezes sem sabermos, e isso deve ter acontecido nas nossas vidas durante 2016. Deus nos usa de acordo com nossos talentos, e nos dá habilidades. Ele trabalha para que a gente viva e nos empenhe em fazer coisas que abençoe outras pessoas. Não necessariamente coisas grandes, mas coisas pequenas que surgem no dia a dia ou na rua, por exemplo.

3º – Pela provisão diária

Em nenhum lugar da Bíblia Deus promete que a gente vai conseguir ter tudo o que queremos. Você pode dizer que a Bíblia diz que: “Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21:22, ARA), mas Deus não atende caprichos, e sim necessidades.

E esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá todas as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus.

– Filipenses 4:19 (NVT)

A palavra é “necessidades”. É Deus quem nos sustenta, quem nos dá o pão. É Ele quem faz a terra produzir para que o nosso dinheiro possa valer alguma coisa, porque o dinheiro não vale nada se a terra não produzir. A vida vem de Deus, e é Ele quem nos sustenta.

4º – Pela esperança

Mesmo quando o futuro se apresenta sombrio, Deus não nos desampara. Abrão, antes de ter seu nome mudado para Abraão, quando já estava velho recebeu a promessa de Deus de que teria um filho e seria pai de várias nações, e ele creu. Temos que ter esperança, e a nossa esperança vem de Deus, por isso temos que agradecer a Ele. Passamos por lutas e provações, mas elas são oportunidades de crescimento, porque Deus nunca permite lutas para nos destruir, mas para nos aprovar. Continue louvando a Deus, servindo a Deus, adorando a Deus, porque Ele é o mesmo Deus da Bíblia e “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos” (Isaías 40:29, NTLH).

—-

Esse artigo foi baseado na pregação do Pr.. Se você quiser pode ver a mensagem no vídeo abaixo. Começa a partir de 1:23:44 (1h23min44seg), os últimos 40 minutos do vídeo.

Anúncios
Por que devemos agradecer a Deus pelo ano de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s