Vontade de aprender a tocar violino

De vez em quando toca na igreja a orquestra, que é o conjunto de instrumentos não só limitada aos instrumentos de sopro, mas também acrescida de violinos, violoncelos e outros instrumentos. É difícil eles tocarem lá. Todo domingo toca a banda masculina ou a banda feminina, mas que é formada só de instrumentos de sopro. É bonito, mas quando os outros instrumentos tocam juntos (formando a orquestra) fica diferente, fica mais completo, mais bonito. E sempre que toca assim eu acho tão bonito que fico com vontade de aprender a tocar um instrumento, mais especificamente o violino. Ele tem um som suave, doce e clássico que me chama atenção. Acho que é um instrumento que combina comigo, ao invés do violão, guitarra, baixo ou bateria, que são os instrumentos mais procurados pelas pessoas que querem aprender a tocar algo.

Acho que essa minha vontade de querer tocar violino começou quando, num domingo em que a orquestra estava tocando, um menino recebeu uma oportunidade para tocar sozinho lá na frente. Ele é a única criança da orquestra, e devia ter na época uns 8 anos. Ele tocou muito bem, foi muito bonito. Depois o pastor disse que ele estava aprendendo a tocar violino há apenas 1 ano. Em 1 ano aquele menino já tocava muito bem, mesmo o violino sendo considerado um dos instrumentos mais difíceis de aprender. Isso para mim foi inspirador. Mas deixei passar e depois me esqueci. No domingo retrasado lá estava a orquestra tocando de novo, e toda a beleza do seu som fez aquela vontade voltar a aparecer. Dessa vez tomei coragem e fui procurar informação sobre com quem eu devia falar para aprender a tocar. Uma menina simpática que estava guardando o seu violino me respondeu. Depois procurei por preços de violino na internet e fui lendo várias coisas sobre marcas e acessórios, e descobri muitas coisas sobre violino que eu não sabia antes. Infelizmente, nesse momento eu não tenho dinheiro para comprar um instrumento, mas quando eu estiver trabalhando vou juntar e comprar. Da última vez que eu vi a orquestra tocando eu percebi que essa não era só uma admiração da minha parte, de como eu achava bonita a orquestra, ou só uma vontade passageira de aprender a tocar um instrumento, mas sim algo mais forte. Eu realmente quero aquilo.

Isso para mim é animador porque eu tinha vontade de aprender a tocar um instrumento quando tinha lá os meus 13 anos. Queria entrar na banda do grupo dos adolescentes, mas terminou que não deu certo. Eu queria aprender teclado (na verdade, o que eu sempre quis foi piano, até hoje, mas quem sabe um dia), mas a oportunidade que eu tive foi de aprender violão com um vizinho que ensinava. Meu avô paterno comprou o violão para mim, e eu fiquei animado (por mais que nunca tivesse tido a vontade de aprender violão, eu estava aprendendo a tocar um instrumento, então estava animado). Depois o vizinho terminou se mudando e o violão ficou encostado. Um ano depois eu comecei a estudar para as provas do IFPE e do Senai, aí terminei me ocupando. De lá para cá muita coisa mudou na minha vida, e inclusive eu mudei, e uma dessas coisas que mudaram é que eu perdi o interesse em tocar um instrumento. Simplesmente não tinha mais vontade de aprender nada, só me preocupava com os estudos, e depois em arrumar um emprego, que eu nunca consegui. Na igreja eu sou parado por achar que não ter talento para nada. Então quando essa vontade surgiu a primeira vez, quando eu vi aquele menino tocar, eu ignorei. Mas nessa segunda vez eu tive certeza, e estou animado e feliz por isso. Não só estou com vontade de aprender a tocar um instrumento, como também voltarei a participar de algo da igreja. Mas isso é claro, só quando eu estiver trabalhando (e espero que não demore) para poder comprar o violino e poder ir aprender. Mesmo assim, só o fato de ter vontade de fazer isso já é algo que me deixa animado como eu nunca mais estive, e estou feliz por isso!

Vontade de aprender a tocar violino

2 comentários sobre “Vontade de aprender a tocar violino

  1. Vinicius Luz disse:

    Não sei se eu sou o primeiro a comentar nesse blog (kkkkkk, até porque esse blog é muito pessoal), mas não me segurei (rsrsrsrs).

    Aprender um instrumento é realmente muito bom. Houve um tempo em que tentei aprender guitarra. Na época gostava de rock, então estudei um pouco, comprei o instrumento, mas nunca me dediquei o suficiente. Então ano passado o vendi. Mas hoje minha vontade mesmo é aprender a tocar piano (começando pelo teclado, mas acho que é a mesma coisa).

    Essa vontade começou praticamente da mesma forma que a sua: na igreja. A minha igreja tem como principal instrumento o piano, e tendo participado de grupo de louvor, ficava pertinho do instrumento e brincava com ele de vez em quando. Uma amiga me ensinou a tocar o comecinho de uma das minhas músicas preferidas (pena que esqueci). Quase fui ter aulas com ela, mas acabei mudando de cidade antes.

    Mas assim como você, não tenho tempo pra me dedicar a isso. Por enquanto prefiro tentar cantar, pois não é necessário comprar nada. Tem milhões de vídeos e sites na internet, dá pra ser autodidata (assim também o tempo gasto é bem menor). Porém, os benefícios de tocar um instrumento são bem maiores. Dê uma pesquisada e você verá.

    Quanto ao violino, tenho o apreciado mais por causa das músicas da igreja. Uma gigante parcela das músicas que ouço contém violino (se quiser te recomendo algumas). Só que, particularmente, um instrumento que gosto mais é o violoncelo, por ter um som mais grave. Mas independentemente do instrumento, o fato de aprender algum traz muitas vantagens.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Vinicius! Poxa, só agora vim ver o seu comentário, desculpa pela demora! Então, vamos por partes rs:

      “Não sei se eu sou o primeiro a comentar nesse blog” –> Sim, você é o primeiro, e obrigado por isso! kkkkk

      “até porque esse blog é muito pessoal” –> Eu coloquei o link dele na minha bio do FS! e MG, mas estão bem discretos lá. Ao mesmo tempo em que não quero que todo mundo venha aqui e leia a minha vida, também queria que as pessoas lessem alguns textos específicos e comentassem, dessem suas opiniões… Não me decido quanto a isso, mas ele está aí, público. De qualquer forma eu não espalho esse link por aí. Você foi a primeira e única pessoa que eu dei, como já temos uma amizade antiga confiei e não tive vergonha que você lesse os meus textos rs. Só não sabia que você ainda passava por aqui, para mim só tinha visto no dia que eu te dei o link!

      “mas não me segurei” –> fique a vontade!

      “Na época gostava de rock” –> Nossa, eu não sabia disso! kkkkk Imagino aqui o Vinicius loucão hahaha

      “comprei o instrumento, mas nunca me dediquei o suficiente” –> História parecida com a minha, que disse no texto. A diferença é que o violão eu ainda tenho aqui encostado.

      “Mas hoje minha vontade mesmo é aprender a tocar piano” –> Mas que coincidência! Como eu disse no texto também quero aprender piano! Acho que começaria com o violino primeiro, e depois iria para o piano (ou teclado). Tive pesquisando a diferença entre os dois, depois eu posso te passar os links se você quiser.

      “Mas assim como você, não tenho tempo pra me dedicar a isso” –> Eu não estudo e não trabalho, então tempo eu tenho de sobra! O meu problema é com dinheiro mesmo 😂😂😂

      “Por enquanto prefiro tentar cantar” –> Depois diz que é tímido ainda hoje, sei… kkkk

      “Só que, particularmente, um instrumento que gosto mais é o violoncelo” –> Também gosto do violoncelo, mesmo não dando para ouvir muito dele quando tocado perto do violino. Mas é um instrumento bonito mesmo!

      “Mas independentemente do instrumento, o fato de aprender algum traz muitas vantagens” –> Pois é. Não sei a que vantagens você está se referindo, mas acho que no meu caso, que sou parado e não participo de nada na igreja, essa seria uma ótima iniciativa e vantagem.

      Obrigado pelo comentário, vamos conversar mais sobre isso depois (quando você tiver com tempo)!

      Curtir

Deixe um comentário

