Países desenvolvidos têm algumas características em comum

Uma das coisas que gosto de fazer na internet de vez em quando é ler sobre os costumes e cultura de diversos países. Dá para descobrir essas informações numa simples pesquisa Google (se você pesquisar por um item específico, como “educação”, “festas” ou “Natal”, por exemplo), em canais do YouTube e em blogs específicos de brasileiros que moram nesses países e falam como é lá. Depois de ler sobre alguns países pude concluir que os países desenvolvidos têm algumas características culturais e de comportamento em comum. Não são características ou traços que definem um país, e sim pequenos detalhes que não influenciam em muita coisa, mas que estão presente em todos eles, e que não pude deixar de perceber. Então pelo que eu percebei, nos países desenvolvidos:

  • As pessoas são mais fechadas e reservadas, mais difíceis de fazer amizade. Provavelmente você não encontrará pessoas falando com estranhos numa fila ou na parada do ônibus, por exemplo, enquanto no Brasil isso é comum.
  • As temperaturas desses países são mais frias, principalmente no inverno. Isso me fez pensar: será que existe uma relação entre países com temperaturas frias terem habitantes também mais frios, fechados e reservados? Enquanto eu percebi esse padrão nos países desenvolvidos, também percebi que nos países onde as temperaturas são mais quentes, as pessoas costumam ser mais sorridentes, alegres e supostamente mais sociáveis, mas em geral esses países são subdesenvolvidos (não cheguei a ler sobre esses países, geralmente leio só sobre os desenvolvidos mesmo). Não achei nada que pudesse comprovar isso, mas seria interessante se alguém pudesse fazer um estudo científico disso para ver se existe mesmo essa relação, ou é apenas uma enorme coincidência.
  • As pessoas são mais educadas uns com os outros e respeitam mais as leis e a organização do sistema.
  • As pessoas são sempre pontuais.
  • Se usa mais as escolas e hospitais públicos, de uma maneira geral (sejam eles gratuitos ou pagos).
  • As pessoas são mais honestas, e por isso a confiança entre elas é maior.
  • Existe uma alta porcentagem de pessoas que se consideram sem religião ou ateus. Parece que quanto maior a qualidade de vida de um país, independente do custo de vida, maior o distanciamento da sua população das religiões. É como se já que as pessoas têm tudo, não sentem necessidade de pertencer a nenhuma religião. Mas talvez elas sejam infelizes internamente, como no caso da Nova Zelândia, que apesar de ser um país de primeiro mundo, com alta qualidade de vida, ótima educação e segurança, tem grandes índices de suicídio entre os jovens. O fato das pessoas desses países serem mais fechadas deve contribuir ainda mais para a depressão. Isso mostra o quão importante é Deus e o evangelho na vida de uma pessoa, e não só a qualidade de vida material. É como diz na Bíblia:

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

– Mateus 4:4 (ARC)

Bem, e são essas as características em comum que eu percebi entre os países desenvolvidos. É claro que dizer que os países desenvolvidos são iguais só por causa dessas características que eles têm em comum é um erro, mas também acho elas vão além de uma mera coincidência. Pelo que percebi esses atributos têm mais a ver em como o grau de desenvolvimento de um país e a sua localização no mundo influenciam no comportamento das pessoas. Alguns deles são mais consequências por um país ser de primeiro mundo do que as causas.

Países desenvolvidos têm algumas características em comum

4 comentários sobre “Países desenvolvidos têm algumas características em comum

  1. Vinicius Luz disse:

    “As temperaturas desses países são mais frias, principalmente no inverno. Isso me fez pensar: será que existe uma relação entre países com temperaturas frias terem habitantes também mais frios, fechados e reservados?”

    Rapaz, sei não, mas por experiência própria, posso te dizer que existe relação sim! Kkkkkkkkkk. Aqui onde moro é uma das cidades mais frias do Paraná. E o povo é fechado pra caramba, é muito difícil fazer amizade com eles. Seja lá o que for, parece que existe relação mesmo entre frio e pessoas frias (embora existam várias exceções, como os gaúchos, que dizem ser muito acolhedores).

    Outra coisa interessante é que em dias nublados as pessoas costumam ficar mais fechadas. Parece que eu li uma matéria científica sobre isso tempos atrás, mas não tenho certeza. Em lugares mais frios, é mais comum o clima ser mais nublado. Pode ser isso também. Tenho pelo menos 3 amigos baianos, e de uma coisa tenho certeza: eles são mais sociáveis, brincalhões e muito inteligentes. E no Nordeste o sol e calor são bem mais frequentes (você que o diga né?).

    Quanto ao fato de existirem muitos ateus, você está certo: o fato de eles terem todos os recursos materiais à mão faz com que eles não sintam falta de Deus. Jesus mesmo disse que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus. Ele disse ainda que onde está o nosso tesouro, estará também o nosso coração. Não preciso dizer mais.

    Mas é óbvio que isso traz consequências. Não só na Nova Zelândia, mas nos países da Escandinávia a taxa de suicídios é gigantesca também. Só que isso a grande mídia não faz alarde, né? Afinal, são países tão desenvolvidos, tão bons de morar. Pra que estragar a festa?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado pelo comentário, contribuiu com o post. Estava mesmo me lembrando que você disse que as pessoas da sua cidade são frias. Já vi no YouTube uma mulher do Paraná que vive no Canadá e faz vídeos sobre lá, dizendo que é mais fácil fazer amizade com um canadense do que com alguém de Curitiba rs. Mas foi em tom de brincadeira. Não acredito que chegue a isso tudo (no máximo deve ser a mesma dificuldade nos dois locais).

      Se você já viu uma pesquisa científica então realmente é verdade essa teoria! Já tinha ouvido dizer que no Canadá, quando está no inverno as pessoas ficam mais em casa, e por isso ficam mais deprimidas. Também li que na França quando está no inverno as pessoas ficam mais para baixo, porque o céu é sempre cinza, chove muito, e as roupas deles de inverno são sempre cinza, preto ou marrom para piorar (foi um francês que disse isso, e essa foi uma das justificativas dele de vir morar no Brasil. Ele disse que no inverno da França é tudo triste).

      Aqui em Pernambuco faz sol, mas também acho que chove muito em Recife e Região (apesar que nunca fui em outro estado para saber o que é chover muito de verdade rs). Mesmo no verão chove, e eu não gosto. Sempre preferi o verão e nunca me importei com o calor, mas no verão desse ano o calor tava bem grande. De qualquer forma prefiro o calor mesmo. Agora por exemplo está frio aqui, tomar banho é um sacrifício, você deita na cama e ela tá gelada… Acho que eu não conseguiria me adaptar aí no sul kkk (apesar de sonhar em fazer um intercâmbio para o Canadá).

      Apesar de eu ser do nordeste, acho que me identificaria mais com essas pessoas mais reservadas e fechadas, porque eu sou assim. Acho que se você me conhecesse pessoalmente iria se chocar, por não ser como os seus 3 amigos baianos: “sociáveis, brincalhões e muito inteligentes”. kkkk

      Curtir

      1. Vinicius Luz disse:

        Realmente, o povo de Curitiba não é tudo isso. O povo de Guarapuava é muito mais fechado. Eu também prefiro o calor. Dá uma sensação de maior liberdade. Quero visitar o Nordeste quando tiver oportunidade, há muitas coisas legais pra se ver aí.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Eu tive uma professora de Biologia que fez um cruzeiro pelo Nordeste. Essa é uma boa forma de conhecer vários estados de uma vez só. O ponto negativo é que é bem corrido, e as visitas entre os estados é rápido, que é para todo mundo voltar ao navio e ir embora (ela disse que quando parou no Ceará preferiu ficar no navio para curtir o navio também, senão iria perder). Se quiser ir na calma e conhecer mais coisas, aí tem que ser um de cada vez, mas aí sai mais caro.

        Curtir

Deixe um comentário

