1 ano sem postar nada no Facebook

Já faz tempo que não posto nada no Facebook. Fui dar uma olhada no meu perfil e vi que já faz 1 ano que postei algo lá. Foi em março de 2017 a minha última postagem. A verdade é que eu nunca gostei do Facebook, ou mais especificamente do tipo de conteúdo que tem lá. É sempre gente falando de política, reclamando da vida, querendo se achar os sabidões. Uns criticando Lula, outros defendendo. Uns criticando Bolsonaro, outros defendendo. É tudo tão polarizado, e o pior, superficial. Nenhum argumento, só “lacres” e fake news. E ainda tem as fotos, que todo mundo faz questão de compartilhar sobre sua vida, com seus amigos, sua família, momentos e eventos, que são coisas que eu não tenho o mínimo interesse em ver ou saber, e aquelas imagens com frases motivacionais. E tem também resultados de testes feitos através de aplicativos de terceiros, que todo mundo adora, mas que só servem para pegar os dados dos usuários. Acho que resumi bem o conteúdo que tem no Facebook, e nada disso me agrada, nada disso é a minha cara.

Teve uma época que eu fiquei com vontade de postar besteiras no Facebook, assim como todo mundo. Mas sei lá, não consegui. Acho que sou uma pessoa engessada e séria demais para isso. Simplesmente não saia natural, e sentia que era forçado e não combinava comigo. Eu me sentia como se tivesse querendo chamar a atenção das pessoas, o que não é do meu jeito. Depois tentei não me importar com o conteúdo que tinha lá e simplesmente comecei a compartilhar o que eu queria, mesmo que fosse coisas mais sérias, mas percebi que nada daquilo tinha apelo porque as pessoas acessam o Facebook para ver o de sempre (o conteúdo que descrevi no parágrafo anterior) e não para ver coisas sérias. Então, me sentindo como um peixe fora d´água, simplesmente parei de postar. Não foi algo que eu pensei e decidi, simplesmente aconteceu e só agora me dei conta que já faz 1 ano que não posto nada. E nem tenho vontade em voltar a postar. Por mim fica do jeito que está.

Só não excluo o meu Facebook porque vejo ele como um documento de identidade obrigatório que você deve ter na internet. É lá que estão as suas informações básicas, e apesar de outras redes sociais estarem crescendo, o Facebook ainda é a maior rede social de todas. Então, mesmo que eu não use, mesmo que eu não poste, mesmo que eu não goste, acho necessário ter uma presença lá. Acesso o Facebook de vez em quando (às vezes mais do que gostaria), mas para acessar uma página específica ou um grupo. É nesses momentos que vejo as mensagens que me enviaram, as solicitações de amizade e as notificações. Mas o feed de notícias geralmente não olho. Às vezes olho só a primeira e a segunda postagem, e mais raramente, quando olho as postagens que estão mais abaixo termino me arrependendo, por causa do tipo e da qualidade do conteúdo compartilhado.

Ver pessoas falando mal do político A e endeusando o político B, e ver gente defendendo a causa LGBT (com as várias curtidas desses posts) me dá enjoo. Se eu não conhecesse essas pessoas pessoalmente e visse os perfis delas acharia que elas seriam uma chatas e insuportáveis de se conviver. Mas algumas delas na verdade não são. São pessoas legais e de bom papo. Elas muitas vezes não falam desses temas na vida real porque sabem que se só falassem sobre isso seriam mesmo taxadas de chatas e ninguém iria querer ficar só falando sobre isso o tempo todo. Então fazem o quê? Postam no Facebook, o local onde elas se sentem mais a vontade para falar o que quiser e onde os outros estão mais dispostos a ver qualquer tipo de coisa.

Por enquanto a minha rede social favorita continua sendo o Twitter. Lá dá para você escolher quem seguir, então só isso já é quase suficiente para você só ver conteúdos que goste na sua TL. E a interação lá é bem mais legal do que no Facebook. E se mesmo assim tem alguém falando de algo que você não gosta, como BBB e carnaval, é só silenciar essas palavras e pronto, qualquer coisa postada com elas some da sua frente. Bem melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s