Tudo num blog só

Não sei se você percebeu, mas ultimamente estou fazendo muitas postagens sobre o tema “blog” por aqui. É que estou com dúvidas e sempre pensando nisso e tendo ideias diferentes. Um dia eu penso em excluir os posts desse blog e tentar começar de novo de um jeito diferente, mas não faço isso porque tem textos aqui que eu realmente gosto, e além disso, se eu excluísse as postagens, seria como excluir uma parte dos registros da minha vida, que estão todos aqui. Outro dia eu penso em continuar com ele, mas de forma anônima, para ficar mais à vontade para falar de certos temas sem que ninguém me descubra. Em outro dia eu penso em permanecer com esse blog no ar do jeito que está e criar outro anônimo para falar sobre esses outros temas. E outro dia eu penso em excluir esse definitivamente. Eu até escrevi uma postagem intitulada “O fim desse blog”, mas não publiquei. Em vez disso, pensei um pouco mais, mudei o tema do blog e publiquei mais 5 postagens (com mais vindo nos próximos dias). Ufa, ainda bem que não excluí o Que papo é esse?, ou estaria arrependido agora. Onde eu publicaria esses 5 textos que acabei de postar nos últimos dias?!

Depois que escrevi o post passado falando sobre aquele projeto do blog de inglês que eu desisti de fazer, estive pensando… Eu poderia acabar com o Mundo Geek e passar a postar as resenhas aqui no Que papo é esse?. O Mundo Geek tá muito parado e se eu juntasse esses blogs seria um trabalho a menos para mim.

Eu só me lembro de Helen Fernanda, que antigamente, na época que os blogs estavam em alta, tinha um blog chamado HTMHelen, onde ela dava dicas para blogs e dicas de HTML para personalizar o blog. Ela tinha outros blogs também, e depois resolveu juntar tudo num blog só que levava o seu nome, e que depois ela mudou para “Meu Tédio“. Lembro de ler um post dela na época que ela juntou todos os blogs dizendo que escrevia para se libertar, que era mais fácil gerenciar um blog só, que os outros blogs estavam ficando desatualizados, e que é bom você variar os assuntos num blog só, como ela estava fazendo. Ela falou sobre isso nesses dois posts:

Então o blog dela virou um misto de blog pessoal, com blog de maquiagem, perfumaria e beleza, com blog de dicas para blogs, com blog de tecnologia. Tudo junto. Ficou bagunçado? Ficou, mas hoje eu entendo ela, porque é exatamente isso o que estou passando agora, e eu penso do mesmo jeito.

No meu caso, por exemplo, para que um dia criar um blog de inglês, se muito provavelmente eu só vou colocar textos nele no começo e depois ele vai ficar desatualizado? Eu iria perder um tempo enorme escolhendo um template, modificando, deixando tudo do jeito que eu quero, divulgando nas redes sociais, e no fim de tudo todo esse esforço não valeria a pena porque depois ele ficaria só com alguns poucos posts minguados. Sem contar que existem ótimos blogs de inglês por aí, escrito por professores e que tiram muitas dúvidas (inclusive muitas das dúvidas minhas foram tiradas com eles). Então se eu escrevesse um blog de inglês para dar explicações de dúvidas que eu tinha, eu meio que estaria sendo repetitivo em relação ao que já tem na internet, já que essas dúvidas eu tirei nesses blogs.

E, da mesma forma, para que manter o Mudo Geek do jeito que está? A época de alta dele foi em 2015 e 2016, que foi a época que eu li muitos livros e assisti a muitos filmes, mas também foi a época que o Google+ ainda era muito usado e era a principal rede social que enviava visitas para o blog. Hoje aquela rede social mais parece um deserto, não envia mais visita nenhuma. E o Twitter e Facebook é mesmo que nada. E para piorar, hoje tenho preguiça de escrever as resenhas por causa da revisão, que me leva muito tempo (demoro umas meia hora escrevendo o texto e depois mais 1h revisando várias vezes e achando infinitos erros que não deixam de aparecer para só então finalmente poder publicar). Teve uma época que eu postava no Mundo Geek 3 vezes por semana. Agora se tiver uma postagem no mês já é muito, e eu já não faço mais questão de assistir todos os lançamentos só para escrever um texto. Como eu disse aqui outra vez, agora eu faço assim: se assisti a um filme e tiver algo a dizer, eu escrevo uma resenha, mas se não tiver nada a dizer não escrevo nada.

Então uma boa solução seria fazer o mesmo que Helen Fernanda fez há anos atrás e trazer tudo para cá, esse meu espaço pessoal que tanto gosto. Aqui eu falaria da minha vida, de política, de algum tema atual que queira falar, de televisão, e agora também de filmes, séries e livros, e se um dia eu fizer um curso de inglês e quiser publicar algo, aqui seria o lugar também. No caso das resenhas de filmes, séries e livros, como eles são minha opinião pessoal também, e eu sempre faço questão de deixar isso claro pela forma pessoal que escrevo os textos (não tenho a intenção de ser um crítico de cinema profissional) então acho que poderia cair bem aqui, onde tudo é minha opinião pessoal.

Outra vantagem é que por aqui ser um blog pessoal eu não vou ter aquele compromisso em manter um blog de um tema específico sempre atualizado. O Mundo Geek já não é mais tão atualizado quanto antes, e aquele blog de inglês provavelmente também não seria. Então o que adiantaria ter dois blogs de temas diferentes, separados e bem organizados se ficarem sem atualizações, praticamente abandonados? Um dia as postagens deles vão se tornar velhas e irrelevantes. Já aqui no Que papo é esse? eu não me sentiria nessa obrigação de continuar postando sobre aquele tema específico, e ao mesmo tempo me sentindo mal por não ter mais vontade de atualizá-lo, então se eu quisesse para de falar sobre algo, simplesmente pararia, e se quisesse começar a falar sobre um tema novo, começaria, e o blog não seria prejudicado, porque ele sempre existiria e se manteria sempre atualizado com seja lá qual forem os temas.

Ficaria bagunçado esse monte de assunto que tem nada a ver um com o outro no mesmo blog? Ficaria, eu sei que ficaria. Mas me facilitaria muito. Nada de divulgação, nada de várias páginas em redes sociais, nada de ficar logando e deslogando de contas. Deixa tudo num canto só, centralizado e de fácil acesso. Por enquanto isso ainda não vai ser definitivo, mas é só uma ideia, é algo que estou pensando e que pode se tornar realidade.

Só uma coisa teria que mudar: a plataforma. Gosto bastante do WordPress.com, ele tem uma aparência muito bonita e intuitiva e a divisão de categorias e tags é ótima porque deixa tudo organizado. Com mais temas vindo, eu precisaria de mais categorias e nisso o WordPress.com ajudaria, mas tem um probleminha: ele tem limite de 3 GB de imagens no plano gratuito, coisa que o Blogger não tem, apesar dos seus problemas. E como em toda a postagem do Mundo Geek eu posto pelo menos uma imagem, à longo prazo terminaria não ficando sustentável continuar no WordPress.com, então caso essa ideia de juntar os blogs aconteça, eu teria que migrar para o Blogger. Mas nada que não dê para me adaptar.

Se quiserem podem deixar suas opiniões sobre isso nos comentários. Sei que não vai ser muito agradável ter temas diferentes misturados, e até para mim também não vai ser, já que gosto de organização, mas estou pensando nisso, porque manter vários blogs ultimamente só por organização está se tornando insustentável.

Anúncios

2 comentários em “Tudo num blog só

  1. Acredito que seria muito importante juntar esses blogs, Jockisan. Seria uma economia de tempo pra ti e as tags e categorias estão aí pra organizar as coisas, sem problemas. E manter no WordPress. Você diz que faz upload apenas de imagens. Imagens são leves, vai um tempo considerável para preencher os 3GB da plataforma. Bom, essa é a minha opinião.

    Sobre o Fique Sabendo! é triste essa situação. Eu mesmo lia vários blogs até uns 5 anos atrás. Depois, deixei e hoje acompanho alguns poucos (inclusive blogs grandes, que ainda registram bons acessos). Acompanho o Que Papo é Esse? e não deixo de me atualizar kkkkk. Eu não gosto das redes sociais. É uma pena que elas tem engolido a blogosfera.

    Curtir

    1. Obrigado pela opinião Vinicius. Problema é quando eu quero postar um GIF, que geralmente é mais pesado, e já que vou juntar os dois queria botar uns bannerzinhos, mesmo não rendendo nada, mas só para dizer que tem rs

      Pois é, a blogosfera já era. Quem cresceu e se profissionalizou (virando empresa e contratando gente) está aí até hoje, quem não fez isso, caiu, inclusive já falei disso aqui várias vezes em outros textos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s